Technical Dimensions PT. 1 – Market Garden

Olá! Meu nome é Matheus Manente, sou musico e produtor musical. Nesta coluna, escreverei sobre dicas de composição e transcrições do meu álbum instrumental Illusions Dimension.

No primeiro texto da série, explicarei como criei uma sequência de arpejos encontrada na música Market Garden, aos 1min30s, que pode ser ouvida através do vídeo a seguir. Existem várias peculiaridades sobre esta frase que podem lhe fornecer ideias interessantes!

Esta sequência de arpejos tem, entre suas peculiaridades, o fato de ser baseada no modo frígio maior, também chamado de mixolídio b9/b13, que surge a partir do quinto grau da escala menor harmônica. Não sabe do que eu estou falando? Como o próprio nome sugere, trata-se do modo frígio, cujo formato é:

F 2m 3m 4J 5J 6m 7m

Porém com uma alteração na terça, que se torna maior:

F 2m 3M 4J 5J 6m 7m

Por este mesmo motivo, ele também é chamado de mixolídio b9/b13: trata-se de um modo mixolídio com duas alterações em relação ao formato original, a nona – ou segunda – menor e a décima terceira – ou sexta – menor.

A escala de Si Frígio Maior, portanto, compreende as seguintes notas:

Si – Dó – Ré# – Mi – Fá# – Sol – Lá

Com estas notas, podemos montar diversos acordes com dissonâncias bastante peculiares, que neste contexto ressaltam as notas características do modo. Entre os acordes que podem ser formados por esta escala, podemos destacar os que fazem parte da sequência de arpejos de Market Garden:

B

B (add 11)

B (add b9)

Am

Am (add #11)

C

Outra peculiaridade deste trecho é que as dissonâncias de nona e décima primeira foram adicionadas sem a presença da sétima do acorde, por uma questão de puro gosto musical – Era a sonoridade que eu procurava. A transcrição do trecho é um bom exemplo de como aplicar este tipo de arpejo e intenção modal num contexto musical simples:

Technical Dimensions 1 Figura 1.png

A terceira peculiaridade quanto a esta frase é que, ao contrário da maioria das sequências de arpejos para guitarra, ela não é tocada com sweep picking, e sim com alternate picking (palhetada alternada) – com exceção do último arpejo, que é mais rápido e exige o sweep em sua execução.

Como o guitarrista deve sempre alternar a palhetada para cima e para baixo, esta frase exige bastante destreza e transforma o trecho num excelente exercício para o desenvolvimento da técnica e sincronia entre ambas as mãos.

Outro exemplo de sequência de arpejos que segue o mesmo padrão de palhetada alternada é encontrado aos 2min20s da música Glass Prison, do Dream Theater, tocada pelo excelente guitarrista John Petrucci:

Tente sempre tocar este tipo de frase com a mão relaxada e movimentos leves e curtos, para que a economia de movimento permita que você desenvolva maior velocidade.

Gostou da frase? Sentiu a sonoridade peculiar do modo? Conseguiu tocá-la?

Não esqueça de deixar sua opinião.

Semana que vem tem mais! Até lá!

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Um comentário em “Technical Dimensions PT. 1 – Market Garden

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